segunda-feira, 19 de abril de 2010

A importância da Gerência de Produtos


O crescimento da competitividade empresarial e o aumento da diversidade de produtos ofertados no mercado colocam a atividade de gerenciamento de produto em um lugar de destaque na estratégia corporativa. Sua importância e complexidade aumentam de acordo com a dimensão do mix de produtos oferecido por uma organização.

A relevância que pode assumir a função de gerência de produtos é clara, principalmente em grandes empresas, nas quais a diversidade da oferta exige o desenvolvimento de estratégias diferenciadas para o posicionamento de cada produto em mercados específicos. A formulação de tais estratégias envolve aspectos de comunicação, canais, precificação, nível de serviços, entre outras variáveis essenciais ao processo de marketing.

Para amenizar as dificuldades inerentes à administração de amplas variedades de produtos e adequar a estratégia da organização aos diversos segmentos de mercado, as empresas classificam seus produtos em diferentes famílias a atribuem sua gestão aos gerentes de produto. Esses profissionais devem ser capazes de identificar as necessidades e os desejos dos consumidores atuais e potenciais e criar uma solução que ofereça a melhor relação custo/benefício, proporcionando à empresa um posicionamento vantajoso diante das estratégias da concorrência.

Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário