segunda-feira, 5 de abril de 2010

10. Reestruturação Financeira


O objetivo geral da reestruturação financeira é atingir uma estrutura entre dívida e capital social que permita à empresa implementar seu plano de recuperação, cumprir com todas as suas obrigações no passivo e, quando possível, financiar o redirecionamento estratégico. Fora da situação de recuperação, a principal responsabilidade dos gestores é aumentar o valor para os acionistas. Por outro lado, quando em recuperação, os procedimentos priorizam a conquista da estabilização da crise.

A necessidade de reestruturação financeira gera uma real demanda de um plano de recuperação pelas partes interessadas provedores de recursos financeiros, podendo muito bem levá-las a estabelecer precondições para que a empresa obtenha o seu apoio. Não é incomum, por exemplo, elas demandarem mudanças na liderança.

Na reestruturação financeira, a condição ideal é que os interesses da equipe de gestão sejam totalmente alinhados aos dos acionistas e que a gestão seja bem recompensada no sucesso da recuperação. Esse reconhecimento é devido ao esforço necessário para preparar e transformar em realidade um plano bem articulado de salvamento. O gestor da recuperação bem-sucedida e sua equipe merecem ter reservada a eles uma determinada porcentagem de participação acionária. No final das contas, eles são os mais importantes dos dez ingredientes-chave do processo de recuperação do valor e da performance da empresa.

Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário