segunda-feira, 5 de abril de 2010

9. Implementação do Plano de Negócio

O fato de que há muitas recuperações corporativas de sucesso é evidência de que o caminho nem sempre é difícil. Para alguns profissionais, a capacidade executiva para “fazer as coisas acontecerem” é um processo natural, mas a maioria das organizações, particularmente aquelas em dificuldades, possui poucos gerentes com essa característica.

A implementação inicia-se no primeiro dia da recuperação. As circunstâncias específicas típicas de uma situação de recuperação – pressão por tempo, informações inconsistentes, falta de recursos e complexidade de problemas inter-relacionados – não permitem que cada iniciativa individual seja executada na sequênca ideal de análise, planejamento, implementação e monitoração. Devem ser conquistados ganhos rápidos, especialmente com ações incisivas ao caixa, antes mesmo que um esboço de plano de negócio tenha sequer sido produzido.

O estilo de implementação depende dos recursos disponíveis, da disposição para a mudança e da gravidade da crise. Esse processo envolve uma mistura do comando autoritário com a arte da persuasão, uma vez que os benefícios da mudança podem não estar totalmente visíveis para todos e que a mudança abalará o equilíbrio entre grupos de influência e de poder na organização independentemente de sua forma.

Muitos especialistas acreditam que os quatro fundamentos de uma implementação bem-sucedida são:
  • responsabilização;
  • mensurabilidade;
  • definir objetivos realistas e acessíveis em termos de prazo, qualidade e custos; e
  • clareza no resultado almejado.

Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas

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