terça-feira, 20 de abril de 2010

Gerência de Produtos x Gerência de Produção


Há muitos pontos de intersecção entre as atividades diárias de gerência de produto e de produção. Muitas vezes, gerências de produto precisam disputar o mesmo espaço de produção, pois é comum uma mesma unidade fabril atender a diversas demandas internas de fabricação. Nesses casos, o problema a ser solucionado em conjunto entre as áreas de produto e os responsáveis pela linha de produção refere-se às filas de espera impostas pelo sequenciamento de produto, que deve obedecer tanto a critérios de racionalização da produção quanto de atendimento das demandas internas e externas.

Às gerências de produto e produção, cabem também decisões quanto ao tamanho ideal de lotes, isto é, quantidades mínimas a serem produzidas: lotes muito grandes do ponto de vista da área de vendas podem equivaler à quantidade mínima econômica para a produção. Para o estabelecimento do volume ideal de produção, devem ser consideradas variáveis como tempo de preparação de máquinas e equipamentos, de troca de ferramental (matrizes etc.) e de tamanho de estoques (matéria-prima, insumos e material secundário, produtos não-acabados e acabados, entre outros).

Outras vezes, o problema que envolve as duas áreas em análise está ligado à distinção na maneira de avaliar o desempenho de cada uma: normalmente, a gerência de produtos é julgada pela eficácia dos resultados gerados, empenhando-se, por isso, em atender bem aos clientes, para tornar ou manter as transações externas rentáveis; a produção, por sua vez, é avaliada por critérios de eficiência, como grau de aproveitamento de máquinas e equipamentos, o que leva a dar primazia à produção de itens de menor complexidade e passíveis de gerar maior volume final.

Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário