quinta-feira, 15 de abril de 2010

Imagem Empresarial – parte II

Depois de muito tempo (mas por uma causa justa: a defesa da Tese do meu Doutoramento), volto a falar de imagem empresarial.

Em primeiro lugar, vale a pena lembrar, nas palavras de Deonir de Toni, que “as imagens constituem um dos materiais intelectuais mais importantes do homem, sendo capazes de influenciar e direcionar o seu comportamento”. Daí, a importância das empresas entenderem qual é a imagem que seus stakeholders possuem delas.

Igualmente é importante ter-se a consciência que a imagem que as pessoas formam de uma organização, de marca e de produtos dessa, passa a funcionar, para esses indivíduos, como um conjunto de dados interligados, de forma que, cada vez que pensarem no nome dessa empresa, vários dados serão imediatamente lembrados, por já fazerem parte do modelo mental que representa tal corporação para aquelas pessoas.



A formação desse conjunto de dados dependerá fundamentalmente:

  • das informações que têm sobre a organização;
  • da maneira pela qual adquiriram essas informações;
  • da forma individual que se tem de agrupar essas informações em categorias;
  • da percepção da ligação entre essas informações e outras, já existentes na memória de cada um desses indivíduos;
  • da percepção da ligação dessas informações entre si; e, por fim,
  • do modo pessoal de acessar as informações, de recuperar os dados que constituem os modelos, para dessa forma pensar sobre eles.


Professora Dra. Marta Cardoso de Andrade
Consultora em Comunicação Organizacional

Link do Currículo do Sistema de Currículos Lattes - CNPQ

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