terça-feira, 30 de março de 2010

4. Gestão das Partes Interessadas


Uma parte interessada (stakeholder) é a pessoa ou empresa com algum interesse ou relação, de qualquer natureza, em um negócio e, consequentemente, com expectativas ou capacidade de influenciar o resultado de uma recuperação. Diferentes graus de interesse e influência irão unir diferentes partes interessadas, entre as quais poderá haver uma tensão significativa. A gestão dessas partes é um fator crítico de sucesso na recuperação. Os relacionamentos entre essas precisam ser administrados de forma a garantir que as tensões naturais não comprometam o processo.

Em uma situação de recuperação, a confiança e a credibilidade em quem está na gestão tendem a enfraquecer. Por outro lado, existe uma pré-disposição das partes interessadas externas em ficarem ansiosas tanto sobre o futuro da empresa como pela capacidade administrativa dos seus dirigentes. A principal finalidade da gestão das partes interessadas é reconstruir a confiança das mesmas em um período em que os negócios atingiram um ponto de declínio crítico.

A gestão atual pode não ter condições de enxergar ou encarar a realidade; enquanto as partes interessadas estão acreditando que suas respectivas posições estejam ameaçadas.

Os administradores da empresa, normalmente, não possuem as habilidades necessárias para assumir a gestão dessas partes em um processo de recuperação. Às vezes, gestores interinos ou consultores externos precisam ajudar na condução do processo.

Consideramos nove princípios básicos à gestão das partes interessadas:
  1. pensar objetivamente;
  2. comunicar;
  3. ser acessível;
  4. gerenciar com habilidade o fluxo de informação;
  5. gerenciar percepções e realidade;
  6. negociar com eficácia;
  7. gerenciar pessoas;
  8. escolher um gestor dedicado às partes interessadas; e
  9. focar nos resultados.

Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário