Planejamento estratégico é o processo de discussão, análise e identificação das grandes orientações que permitem as empresas modificar, melhorar ou fortalecer a sua posição face à concorrência. É uma ferramenta de apoio à gestão com vista ao desenvolvimento futuro da organização, especificando o que deve ser empreendido, quando deve ou será possível ser feito e como deve ser realizado, sempre considerando os recursos disponíveis e necessários para o alcance dos objetivos estabelecidos.
A alta direção tem a responsabilidade de definir e pôr em prática todo o processo de planejamento, normalmente, sendo esse conduzido ou orientado por uma consultoria externa. Ao definir as diretrizes gerais relativas à missão, à política e à estratégia empresariais, serão estabelecidas as bases sobre as quais cada unidade de negócios individual delineará o seu próprio plano de ação. A autonomia das unidades de negócios depende da própria cultura organizacional da empresa.
Citamos abaixo as principais fases do processo de elaboração do Planejamento Estratégico:
Fase 1 - Definição da missão da empresa
A empresa define a sua missão global para o futuro.
Fase 2 - Análise SWOT
Consiste na identificação dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses) da empresa e das oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do mercado.
Fase 3 - Definição dos objetivos
Depois de ter determinado a sua missão e analisado as suas envolventes externa e interna, a empresa deverá definir os objetivos que pretende atingir. Estes poderão incluir: aumento da rentabilidade, crescimento das vendas, aumento da quota de mercado e aumento do ritmo de inovação, entre outros.
Fase 4 - Formulação da estratégia
Os objetivos dizem o que é que a empresa quer atingir; a estratégia indica como é que o poderá fazer. Michael Porter identificou três tipos genéricos de estratégia, que são bons pontos de partida para o pensamento estratégico:
• liderança pelo preço: a empresa trabalha arduamente para alcançar o mínimo de custos de produção e distribuição para poder praticar preços de venda mais baixos do que a concorrência e conquistar mais clientes.
• diferenciação: a empresa concentra-se em ter um desempenho superior numa determinada área, por exemplo: qualidade do produto e/ou do serviço, inovação tecnológica etc.
• enfoque: neste caso, a empresa concentra-se em um ou mais segmentos de mercado restritos e tenta conhecer, o melhor possível, o seu alvo.
Fase 5 - Implementação
Mesmo com uma estratégia bem definida, as empresas podem falhar na implementação. A consultora McKinsey define os sete elementos-chave de uma estratégia de sucesso: estratégia, estrutura da empresa, sistemas de apoio (infra-estrutura), estilo de gestão, qualidade dos recursos humanos, qualificação do pessoal e cultura organizacional.
Fase 6 - Controle
Assim que se inicia a implementação da estratégia, é necessário controlar a sua evolução e verificar se os resultados alcançados (realizados) não tem grandes desvios em relação aos objetivos planejados (previstos). A empresa também deverá estar preparada para fazer quaisquer tipos de ajustes ao processo de planejamento caso constate que esses serão necessários para cumprir os seus objetivos.
Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas
A alta direção tem a responsabilidade de definir e pôr em prática todo o processo de planejamento, normalmente, sendo esse conduzido ou orientado por uma consultoria externa. Ao definir as diretrizes gerais relativas à missão, à política e à estratégia empresariais, serão estabelecidas as bases sobre as quais cada unidade de negócios individual delineará o seu próprio plano de ação. A autonomia das unidades de negócios depende da própria cultura organizacional da empresa.
Citamos abaixo as principais fases do processo de elaboração do Planejamento Estratégico:
Fase 1 - Definição da missão da empresa
A empresa define a sua missão global para o futuro.
Fase 2 - Análise SWOT
Consiste na identificação dos pontos fortes (strenghts) e fracos (weaknesses) da empresa e das oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) do mercado.
Fase 3 - Definição dos objetivos
Depois de ter determinado a sua missão e analisado as suas envolventes externa e interna, a empresa deverá definir os objetivos que pretende atingir. Estes poderão incluir: aumento da rentabilidade, crescimento das vendas, aumento da quota de mercado e aumento do ritmo de inovação, entre outros.
Fase 4 - Formulação da estratégia
Os objetivos dizem o que é que a empresa quer atingir; a estratégia indica como é que o poderá fazer. Michael Porter identificou três tipos genéricos de estratégia, que são bons pontos de partida para o pensamento estratégico:
• liderança pelo preço: a empresa trabalha arduamente para alcançar o mínimo de custos de produção e distribuição para poder praticar preços de venda mais baixos do que a concorrência e conquistar mais clientes.
• diferenciação: a empresa concentra-se em ter um desempenho superior numa determinada área, por exemplo: qualidade do produto e/ou do serviço, inovação tecnológica etc.
• enfoque: neste caso, a empresa concentra-se em um ou mais segmentos de mercado restritos e tenta conhecer, o melhor possível, o seu alvo.
Fase 5 - Implementação
Mesmo com uma estratégia bem definida, as empresas podem falhar na implementação. A consultora McKinsey define os sete elementos-chave de uma estratégia de sucesso: estratégia, estrutura da empresa, sistemas de apoio (infra-estrutura), estilo de gestão, qualidade dos recursos humanos, qualificação do pessoal e cultura organizacional.
Fase 6 - Controle
Assim que se inicia a implementação da estratégia, é necessário controlar a sua evolução e verificar se os resultados alcançados (realizados) não tem grandes desvios em relação aos objetivos planejados (previstos). A empresa também deverá estar preparada para fazer quaisquer tipos de ajustes ao processo de planejamento caso constate que esses serão necessários para cumprir os seus objetivos.
Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas
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