quarta-feira, 3 de março de 2010

Reestruturação do negócio, das dívidas ou da falência?

Existem vários modelos de recuperação que podem ser aplicados a empresas em dificuldades. A Gestão da Recuperação do Valor e da Performance pode ser comparada a outros modelos, são eles: Reestruturação do Negócio, Reestruturação de Dívidas e Falência.

Reestruturação do Negócio

Para toda a empresa em declínio, se este ainda não atingiu seu ponto crítico (próximo à insolvência), a Reestruturação do Negócio, geralmente, é baseada em um programa de mudança visando à melhoria do baixo desempenho global da organização. Durante esse processo, perseguindo seus objetivos estratégicos, a empresa pode tentar alcançar liderança regional ou global. Igualmente, dependendo da sua estratégia e das condições do mercado em que opera, pode tentar recuperar crescimento ou reverter o início ou uma tendência de declínio.

Reestruturação de Dívidas

A Reestruturação de Dívidas é um processo guiado em função dos credores ou pode ser conduzido por estes, tendo como objetivo analisar e reduzir o nível de endividamento através da alienação de ativos, evitando a insolvência e garantindo o funcionamento da empresa em curto prazo. A identificação e a análise da situação e os procedimentos para lidar com uma empresa em dificuldade deveria ser iniciado e controlado seja pelos administradores, seja pelos credores. Em geral, dependendo da estratégia, quando guiado por esses últimos, o procedimento pode ser Reestruturação de Dívidas ou de Falência.

Falência

Existem dois procedimentos básicos de Falência: um provê um período limitado protegendo a empresa dos seus credores de maneira a permitir-lhe uma oportunidade de elaboração e execução de um plano de recuperação através do qual essa possa ser resgatada de uma situação eminente de insolvência; e o outro encaminha à alienação dos seus ativos e distribuição dos relativos proventos aos credores. Este último geralmente não prioriza ou considera a sobrevivência da empresa, embora o negócio possa sobreviver através da venda da empresa, ou de uma parte dela (unidades de negócios), em atividade.

Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário