segunda-feira, 15 de março de 2010

Etapas para Recuperação de uma Empresa em Declínio

O sucesso na recuperação de uma empresa depende de dois esforços, um na análise precisa (exame diagnóstico) e outro na implementação eficaz. Essa primeira identifica os problemas e o que precisa ser feito; a segunda aborda o como fazer. Para obter uma recuperação bem-sucedida, vamos apresentar uma abordagem composta por dez etapas essenciais que direcionam as frentes de trabalho. Neste texto, fazemos uma introdução a esse primeiro esforço e nos próximos subseqüentes ampliaremos as idéias, a partir do próprio exame diagnóstico, de forma mais detalhada.



A questão chave é enfocar inicialmente os problemas que ameaçam a continuidade da empresa. Uma estratégia de recuperação baseada nos sintomas, e não nas causas principais, poderá ser paliativo ao bem-estar do negócio, mas toda e qualquer estratégia de recuperação sustentável tem que ser baseada na identificação das causas dos problemas, motivos estes do declínio. A gestão da mudança no turnaround não é incremental, mas envolve uma transformação radical. O principal perigo a evitar é fazer muito pouco muito tarde. Os planos de recuperação devem ser suficientemente amplos e profundos para assegurar que todas as questões críticas sejam abordadas.

Os ingredientes essenciais de um plano de recuperação bem-sucedido são:

1.Exame diagnóstico;
2.Estabilização da crise;
3.Liderança;
4.Gestão das partes interessadas;
5.Desenvolvimento do Plano de Negócio;
6.Foco estratégico;
7.Mudança organizacional;
8.Melhorias de processos críticos;
9.Implementação do Plano de Negócio; e
10.Reestruturação financeira.

As recuperações bem-sucedidas são caracterizadas por ações significativas em cada uma dessas etapas. Ignorar qualquer uma delas poderá comprometer o seu sucesso.

Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário