sexta-feira, 5 de março de 2010

O Planejamento Estratégico e as Organizações


O Planejamento Estratégico é um instrumento que estimula e orienta os gestores das organizações a pensarem no que realmente é importante e a se concentrarem sobre os assuntos de maior impacto e relevância que influenciam nos resultados e no futuro da empresa. Esse instrumento tornou-se indispensável para a alta administração, pois promove a análise do cenário atual; a definição de objetivos e estratégias; a elaboração e implementação dos planos de ação; o monitoramento (acompanhamento e avaliação da execução da estratégia) e o controle para as medidas positivas ou corretivas que uma empresa deverá tomar para enfrentar ameaças, bem como aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente.

Empresas de todos os tamanhos estão chegando à conclusão de que essa atenção sistemática à estratégia é uma atividade crítica para o sucesso do negócio, pois precisam ser definidos os objetivos e os caminhos para alcançá-los que sejam mais adequados aos seus interesses.

A intensidade e a rapidez das mudanças que ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político para praticamente todas as empresas tem impulsionado o crescimento recente pelo interesse no Planejamento Estratégico. Os administradores das organizações somente terão êxito no crescimento e desenvolvimento do negócio se conseguirem ajustar-se à conjuntura, considerando a melhor utilização dos recursos disponíveis, através de uma estratégia bem definida e muito bem implementada.

Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário