Quando analisamos o declínio de uma empresa, percebemos que os sintomas refletem as decisões históricas ou os caminhos percorridos e aqueles terminam por fornecer dicas do que pode estar errado com o negócio.
Existem inúmeros sintomas que são presentes em situações de declínio empresarial. Dependendo da perspectiva do observador, alguns são mais fáceis de serem percebidos que outros. Profissionais que compõem o quadro funcional da empresa, normalmente, enxergam o despontar de problemas antes dos observadores externos, cuja análise de desempenho depende de informações financeiras ou de resultado disponibilizadas publicamente. Sabe-se, portanto, que, além do atraso dessas informações, existem muitas alternativas e indícios não financeiros que podem ser usados como importantes sinais de advertência.
O desenvolvimento de um sistema adequado para classificar os fatores que causam o declínio não é coisa simples de se fazer. Normalmente, todas as razões do declínio são relacionadas a uma “má administração”, argumentando-se que foram decisões erradas ou falta de ação por parte dos gestores que causaram todos os problemas da empresa. Mesmo que o declínio tenha sido provocado principalmente por fatores conjunturais fora do controle ou do alcance da administração, o sentimento é que essa deveria ter previsto tais eventos e realizado os planejamentos necessários.
Para ajudar uma empresa a se recuperar, é necessário identificar e atuar sobre as causas de seus problemas. Apresentamos as causas, internas e externas, mais comuns de declínio de um negócio:
Causas Internas
1. Ausência de um Planejamento Estratégico;
2. Falta de um modelo de gestão;
3. Controle financeiro inadequado;
4. Fraca gestão do capital de giro;
5. Custos elevados;
6. Exagerado nível de comercialização;
7. Projetos desalinhados com a realidade do negócio;
8. Aquisições mal planejadas;
9. Política financeira equivocada;
10. Inércia ou confusão organizacional; e
11. Esforço de marketing insuficiente.
Causas Externas
1. Mudança na demanda;
2. Concorrência;
3. Políticas governamentais; e
4. Avanços tecnológicos.
Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas
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