terça-feira, 4 de maio de 2010

Gerência de Produtos – Pesquisa e Desenvolvimento


O Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) elabora projetos para criação de novos produtos ou para restauração dos que já se encontram em comercialização. É uma área de grande importância que, fundamentada em planejamento e pesquisas de mercado, deve transformar idéias e projetos em bens físicos perfeitamente adequados às expectativas dos clientes.

Em geral, os profissionais dessa área apreciam dispor de tempo para o desenvolvimento de projetos, assim como trabalhar com componentes padronizados e com poucos modelos, dotados de características funcionais. Em contrapartida, marketing e vendas, pressionados pela velocidade dos concorrentes, vêem o rápido desenvolvimento de projetos como um elemento fundamental de vantagem competitiva, já que possibilita a liderança na introdução de novos produtos/modelos e amplia a gama de soluções oferecidas para satisfazer as necessidades dos clientes.

Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário