quinta-feira, 6 de maio de 2010

O Gerente de Produtos

Características e habilidades do gerente de produtos.

Uma gerência de produtos pode desfrutar de relativa autonomia decisória para algumas atividades que envolvam lançamento ou retirada de produtos do mercado, política de preços, distribuição e comunicação. Considerando o alcance e a relevância dessas decisões, esse órgão tem autoridade considerável na organização, o que agrava o peso de suas responsabilidades, assim como as exigências relativas à qualificação do responsável.

O gerente de produtos deve ter visão sistêmica de todo o processo/organização; ser um bom negociador, capaz de administrar as expectativas dos clientes internos e externos; possuir habilidades comportamentais e gerenciais que lhe permita planejar, organizar, liderar e controlar as atividades do setor.

Assim como toda atividade gerencial, a liderança destaca-se entre as características requeridas para o preenchimento do cargo de gerência de produtos. Liderar é obter resultados em conjunto com outras pessoas, sem as quais o exercício dessa seria impossibilitado. Essas pessoas, membros de um grupo ou organização social, determinam o status de um líder, que será maior ou menor segundo o grau de aceitação de suas orientações/determinações.

Hélder Uzêda Castro
Consultor de Negócios da Lex Consult - www.lexconsult.com.br
Consultor de Gestão Empresarial da Oficina de Empresas

Nenhum comentário:

Postar um comentário