O sucesso de uma organização, entre outras variáveis, vai depender diretamente do conhecimento que os gestores possuem para administrar os talentos existentes em sua equipe, em transformar ativos em atitudes eficientes e eficazes e de ter competência para se comunicar de forma adequada com todos os públicos estratégicos da empresa. As atitudes revelam-se tanto nos conteúdos, quanto nos meios, nas formas de expressão e na postura adotada. Nas organizações, a Comunicação pode encaminhar-se por várias direções de acordo com os objetivos que se quer alcançar e estes terminam por determinar que ferramentas serão usadas. A Comunicação Empresarial tem que ser pensada em quatro grandes frentes de atuação: a administrativa, a interna, a institucional e a mercadológica. Essas devem ser planejadas de forma estratégica e integrada.
Lembrando que para ser estratégica e eficaz, essa comunicação deve orientar a diretoria sobre como comunicar seus propósitos de modo eficiente, criando um ambiente participativo e de integração que favoreça a gestão dos processos e quantifique o impacto das iniciativas comunicacionais de modo a personificar uma identidade empresarial colaborativa, orientada para seus principais públicos de interesse e, dessa forma, criar uma imagem positiva da organização, o que conduzirá a uma reputação forte no mercado em que atua.
Se a Comunicação não está realmente cumprindo a sua função estratégica dentro da empresa; se não incorpora o desafio diário da gestão; se não espelha a arquitetura de uma cultura corporativa comprometida com metas, objetivos, desempenho e resultados; se não difunde as informações de forma eficiente e eficaz alcançando os seus públicos de interesse; dificilmente o alinhamento estratégico almejado se concretizará, pois este supõe mudança e esta não funciona sem uma comunicação estrategicamente planejada e o diálogo estabelecido entre os seus stakeholders.
Na condição de ferramenta estratégica, cabe à Comunicação o desafio de ser uma função organizacional capaz de impulsionar o desempenho e o sucesso financeiro de uma empresa, deixando de ser apenas um instrumento, uma mera divulgadora de informações, para compartilhar a missão, a visão, a estratégia e os valores organizacionais de modo a contribuir para o alcance dos objetivos estrategicamente planejados.
Neste sentido, a Comunicação Empresarial deve contribuir efetivamente para orientar os executivos e demais colaboradores para as necessidades dos públicos mistos e externos, buscando o envolvimento dos funcionários nos processos de negócio, conscientizando a todos sobre os fatores críticos que devem ser perseguidos para que a estratégia da empresa seja bem sucedida e garanta o sucesso de todos os envolvidos nas ações organizacionais.
Só assim a Comunicação pode ter uma contribuição substancial para os negócios das organizações e para uma interação participativa e integrada de todos os públicos que contribuem de alguma forma com aquela empresa. Comunicação deve ser sempre estratégica ou então esqueça...
Lembrando que para ser estratégica e eficaz, essa comunicação deve orientar a diretoria sobre como comunicar seus propósitos de modo eficiente, criando um ambiente participativo e de integração que favoreça a gestão dos processos e quantifique o impacto das iniciativas comunicacionais de modo a personificar uma identidade empresarial colaborativa, orientada para seus principais públicos de interesse e, dessa forma, criar uma imagem positiva da organização, o que conduzirá a uma reputação forte no mercado em que atua.
Se a Comunicação não está realmente cumprindo a sua função estratégica dentro da empresa; se não incorpora o desafio diário da gestão; se não espelha a arquitetura de uma cultura corporativa comprometida com metas, objetivos, desempenho e resultados; se não difunde as informações de forma eficiente e eficaz alcançando os seus públicos de interesse; dificilmente o alinhamento estratégico almejado se concretizará, pois este supõe mudança e esta não funciona sem uma comunicação estrategicamente planejada e o diálogo estabelecido entre os seus stakeholders.
Na condição de ferramenta estratégica, cabe à Comunicação o desafio de ser uma função organizacional capaz de impulsionar o desempenho e o sucesso financeiro de uma empresa, deixando de ser apenas um instrumento, uma mera divulgadora de informações, para compartilhar a missão, a visão, a estratégia e os valores organizacionais de modo a contribuir para o alcance dos objetivos estrategicamente planejados.
Neste sentido, a Comunicação Empresarial deve contribuir efetivamente para orientar os executivos e demais colaboradores para as necessidades dos públicos mistos e externos, buscando o envolvimento dos funcionários nos processos de negócio, conscientizando a todos sobre os fatores críticos que devem ser perseguidos para que a estratégia da empresa seja bem sucedida e garanta o sucesso de todos os envolvidos nas ações organizacionais.
Só assim a Comunicação pode ter uma contribuição substancial para os negócios das organizações e para uma interação participativa e integrada de todos os públicos que contribuem de alguma forma com aquela empresa. Comunicação deve ser sempre estratégica ou então esqueça...
Professora Dra. Marta Cardoso de Andrade
Consultora em Comunicação Organizacional
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